PIS 2019: Valor, pagamento, quem tem direito e mais.

O PIS (Programa de Integração Social) 2019, é um benefício do Governo Federal destinado aos trabalhadores de baixa renda, que atendam à alguns pré-requisitos. O valor correspondente é pago uma vez ao ano, conforme o calendário do benefício.

Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal e começam em julho de cada ano, terminando em junho do ano seguinte.

Quem Cadastra o Trabalhador no PIS?

O cadastro do trabalhador no PIS é feito pela empresa, no ato da admissão. O cadastro é feito uma única vez, na primeira empresa em que o indivíduo trabalha de carteira assinada. O número não muda.

Para Quê Serve o Cadastramento no PIS?

O cadastro permite que o trabalhador consulte e saque alguns benefícios que a Caixa Econômica administra, como o próprio abono salarial do PIS, seguro-desemprego, o FGTS, o Bolsa Família, e etc.

Onde Encontrar o Número do PIS?

Após o cadastro, o trabalhador poderá ter acesso ao número do PIS em seu Cartão do Cidadão, na página de identificação do novo modelo da carteira de trabalho, na página de anotações gerais da carteira de trabalho antiga, ou no extrato do FGTS impresso.

Como Saber se Tenho Direito ao PIS 2019?

Para ter direito ao recebimento do PIS 2019, o trabalhador precisa preencher alguns pré-requisitos, definidos pelo Ministério do Trabalho e pela Caixa Econômica. Confira abaixo:
Antes de mais nada, o trabalhador precisa ter sido cadastrado no PIS há, pelo menos, 5 anos.
A renda mensal do trabalhador não pode ultrapassar 2 salários mínimos, mas o governo quer rever essa regra, restringindo o pagamento apenas para quem ganha até 1 salário mínimo.
O indivíduo precisa ter trabalhado 30 dias, no mínimo, com carteira assinada no ano-base.
A empresa deverá informar ao governo o salário e o tempo de trabalho do indivíduo através da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que é enviada para o Ministério do Trabalho.

Qual o Valor do PIS 2019?

O valor do PIS 2019 é de um salário mínimo. Porém, o recebimento dessa quantia está sujeito a uma condição: o indivíduo precisa ter trabalhado o ano-base inteiro para receber o valor total.
O pagamento é proporcional ao tempo efetivamente trabalhado com carteira assinada no ano anterior. Sendo assim, quem trabalhou 2 meses com carteira assinada no ano-base receberá o equivalente a 2/12 avos do salário mínimo.

Pagamento do PIS 2019

O pagamento do PIS 2019 obedece a um calendário anual, considerando o mês de nascimento do trabalhador. Esse calendário é atualizado todos os anos no mês de junho, para que as datas de recebimento não caiam em feriados e finais de semana.

Calendário PIS 2018-2019

Começou no dia 17 de janeiro o pagamento do abono salarial referente ao calendário 2018-2019, do ano base 2017. Receberá o abono o trabalhador da iniciativa privada nascido em janeiro e em fevereiro, e que se enquadre nas regras para o recebimento do benefício.

Como Sacar o PIS 2019?

Para os trabalhadores que possuem o Cartão do Cidadão e tenham cadastrado a senha, basta se dirigir a uma casa lotérica ou terminal de autoatendimento da Caixa.
Quem não tem o Cartão, pode ir pessoalmente à uma agência da Caixa Econômica, levando consigo um documento de identificação.
Quem desejar obter mais informações, pode ligar no número 0800 726 0207, ou clicar no link http://www.caixa.gov.br/PIS e ir em "Consultar Pagamento". É necessário informar o número do PIS para realizar a consulta.
Quem não sacar o valor dentro do prazo ficará sem receber, e o dinheiro será enviado para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Como Solicitar o Cartão do Cidadão?

A solicitação do cartão pode ser feita pelo telefone 0800 729 0207 ou diretamente, em qualquer uma das agências da Caixa. É preciso ter em mãos o número do PIS.

Quem Pode Solicitar o Cartão do Cidadão?

Pode solicitar o cartão o trabalhador que possui rendimentos do PIS, FGTS provisionado ou quem está recebendo o seguro-desemprego. Com ele, o trabalhador tem mais facilidade de acesso aos benefícios trabalhistas e sociais.
Se o indivíduo possui uma conta individual na Caixa, ele não precisa solicitar o Cartão do Cidadão. E quem não tem nenhum benefício a receber pela Caixa Econômica não pode solicitar.
As consultas de FGTS, rendimentos do PIS ou saldo de cotas, recebimento de seguro-desemprego e abono salarial podem ser feitas diretamente em uma agência da Caixa. Nesses casos, não é preciso solicitar o cartão.
Após cadastrar a senha do Cartão do Cidadão, é possível receber os benefícios sociais que a Caixa administra com mais facilidade, usando-se os terminais de autoatendimento, as agências da Caixa, pontos de atendimento, correspondentes Caixa Aqui e Casas Lotéricas.
Se você ainda tem alguma dúvida, compartilhe conosco! Não se esqueça de deixar aqui nos comentários.

Nenhum comentário

Postar um comentário